Pelt RS
O Plano de Logística de Transportes do Rio Grande do Sul (Pelt-RS) do Goveno do Estado busca mapear gargalos, planejar cenários futuros e orientar investimentos públicos e privados nos próximos anos. O objetivo é alcançar o equilíbrio entre os diferentes modais de transporte: rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário e dutoviário.
As secretarias estaduais da Reconstrução Gaúcha (Serg) e de Logística e Transportes (Selt) trabalham conjuntamente no tema.
O projeto prevê, ainda, entregas como planos para potencializar o sistema logístico estadual, considerando os arranjos multimodais e o planejamento nas instâncias estadual e federal, além de tecnologia para construção de painéis de acompanhamento, dashboards em Power BI, e outros elementos que possam compor um escritório de análise de projetos no Estado para futuras administrações.
A elaboração conta com o suporte da Infra S.A, que é uma empresa pública federal dedicada a melhorar a vida dos brasileiros por meio da infraestrutura, com foco na prestação de serviços de planejamento de longo prazo, estruturação de projetos e engenharia e inovação para o setor de transportes.
A estatal é responsável por desenvolver o Plano Nacional de Logística, elaborar estudos de viabilidade para concessões e arrendamentos de ativos de infraestrutura, pela continuidade das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e pela fiscalização dos investimentos que são realizados na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).
Diálogo com sociedade
A partir de outubro de 2025, está aberto ao público um formulário para contribuições na construção do PELT-RS.
Acesse esse link e participe
PELT-RS anterior
Um estudo anterior foi elaborado e também pode ser acessado aqui.