Secretaria da

Reconstrução Gaúcha

Início do conteúdo

No âmbito do programa RS Resiliente, Reconstrução Gaúcha participa de capacitação em Soluções Baseadas na Natureza

Publicação:

foto   evento SERG 27 9
O Programa RS Resiliente tem como objetivo orientar os municípios no desenvolvimento da cultura de resiliência. Foto: Ascom/Serg

A Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg) participou, na manhã desta sexta-feira (27/9), no Tecnopuc, de uma capacitação em Soluções Baseadas na Natureza (SBN). O evento foi organizado pela WRI Brasil, organização internacional sem fins lucrativos, e se enquadra no âmbito do programa RS Resiliente, projeto estruturante do Plano Rio Grande.

A atividade buscou nivelar o conhecimento técnico de servidores e gestores sobre o conceito, apresentar benefícios da implementação de Soluções Baseadas na Natureza nas cidades brasileiras e detalhar exemplos que já se encontram em andamento em diferentes estados do país. As SBN se mostram instrumentos cada vez mais debatidos em um tempo de desafios urbanos relativos ao aumento na frequência e na magnitude de eventos climáticos extremos, fenômenos que pressionam os serviços urbanos e o tecido social das cidades. Neste sentido, as soluções são pensadas desde desafios sociais, econômicos e ambientais.

São exemplos de Soluções Baseadas na Natureza, entre outros, o reflorestamento de bacias hidrográficas, a requalificação de corpos hídricos, a criação de corredores ecológicos e de parques urbanos fluviais e o aumento da arborização urbana. As Soluções podem ser oferecidas em diferentes escalas: seja a particular (relativa, por exemplo, a edificações e terrenos), a local (que dá conta de projetos para bairros e vizinhanças) e a escala de paisagem (relativa a cidades e seus arredores).

O Programa RS Resiliente tem como objetivo fortalecer e orientar os municípios gaúchos no desenvolvimento da cultura de resiliência e na redução do risco de desastres. Daiane Menezes, subsecretária de Projetos Estruturantes da Serg, afirmou que “a Serg está apoiando a estruturação desse programa da Sedur. Essa capacitação serve tanto para aumentar as opções de solução normalmente desenvolvidas pelos servidores para os projetos do Estado quanto para os servidores auxiliarem os municípios a desenvolver esse tipo de projeto com SBN”.

Texto: Ascom/Serg