Governo do estado realiza visita técnica em São Paulo sobre sistema Free Flow
Separ esteve na capital paulista para acompanhar modelo inovador de cobrança em rodovias concedidas
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A equipe da Secretaria de Parcerias e Concessões realizou nesta quinta-feira (01) visita técnica ao Centro de Controle Operacional da Concessionária CCR RioSP. O evento foi uma oportunidade para apresentar o trabalho realizado junto às rodovias concedidas no Rio Grande do Sul e também de conhecer o novo sistema de pagamento eletrônico de pedágio, o Free Flow, na BR-101/RJ (Rio-Santos). “Estamos tratando de soluções que têm impactos positivos para a sociedade, especialmente quando atuamos de forma conjunta entre agências, poder concedente e concessionária”, observou o secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi durante o evento.
A Rio-Santos é a primeira rodovia federal a contar com o inovador método de cobrança eletrônica de tarifas, que é fruto do projeto-piloto do ambiente regulatório experimental (Sandbox Regulatório) da ANTT. A cobrança das tarifas através desta modalidade teve início no trecho em março deste ano. O governo do Rio Grande do Sul trabalha em estudos para a implantação da tecnologia em rodovias concedidas.
A programação integra o plano de trabalho ANTT Coopera com Concessões Rodoviárias do Rio Grande do Sul. Também participaram da capacitação o secretário Adjunto, Gabriel Fajardo; o diretor-geral, Rafael da Cunha Ramos,a assessora de Articulação Institucional e Relações com Investidores, Gabriela De Marchi Capeletto e a Diretora do Departamento de Fiscalização da secretaria, Maria Cristina Ferreira Passos.
Sobre o Free Flow - O Free Flow é uma técnica de cobrança eletrônica de pedágio, em que o veículo é detectado por pórticos, seja por meio da etiqueta eletrônica (TAG) ou da placa do veículo. No Brasil, atualmente, a cobrança da tarifa se dá por meio de praças de pedágios físicas, com base em valores previamente informados.
Entre as vantagens do sistema está a melhora na fluidez do tráfego – sobretudo em rodovias que atravessam áreas urbanas –, o desconto na tarifa, bem como a segurança do sistema de pagamento via etiqueta eletrônica (TAG), que está geralmente relacionado a um cartão de crédito, mas que também pode ser encontrado na modalidade pré-pago. A exemplo das áreas de maior fluxo de veículos, como é o caso de Santiago no Chile, também foi verificada a redução da poluição atmosférica, visto que diminuem as retenções de veículos em horário de pico.