Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Reconstrução Gaúcha

Início do conteúdo

Estrutura e atuação do Plano Rio Grande são tema de painel no South Summit

Publicação:

Plano Rio Grande painel South Summit Brazil ABR 2025
Painel contou com a presença de Simone Stülp, Pedro Capeluppi e Paulo Salerno - Foto: Carolina Greiwe/BRDE

Um dos painéis do RS Innovation Stage no South Summit Brazil, evento correalizado pelo governo do Estado, incluiu o debate sobre a estrutura de governança e a atuação do Plano Rio Grande, o programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul. 

Composta pelos secretários Pedro Capeluppi, da Reconstrução Gaúcha (Serg), Simone Stülp, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), e Paulinho Salerno, da secretaria-executiva do Conselho do Plano Rio Grande, a mesa de diálogo trouxe ao público, na tarde desta quinta-feira (10/4), o detalhamento da governança do Plano, uma breve cronologia da sua criação e estruturação e os desafios encontrados no momento, quase um ano após as enchentes que assolaram o estado. A mediação da atividade foi realizada por Alexandra Passuello, assessora técnica do Conselho Científico do Plano Rio Grande.

Para Simone Stülp, que com sua participação abriu o painel desta tarde, "foi preciso entender e conhecer o que aconteceu em todo o Estado do Rio Grande do Sul para podermos nos posicionar de modo adequado e repensar a dinâmica de reconstrução. É nesse contexto que nasce o Plano Rio Grande e o Comitê Científico".

Pedro Capeluppi, por sua vez, recordou que o Plano Rio Grande opera dentro de uma intenção de aprimoramento e revisão constantes e que em sua busca está "um desenho de Plano Rio Grande que leva em conta o que o mundo considera hoje como as melhores práticas de atuação". "O desafio maior continua sendo o trabalho com diversas demandas simultâneas, interpretar com clareza cada demanda e direcionar as melhores soluções", afirmou.

Em sua despedida da secretaria-executiva do Conselho, Paulinho Salerno resumiu como se dá o funcionamento do órgão, responsável pelo acompanhamento das demandas junto aos municípios e por rodadas de diálogo com a população. "O Conselho do Plano Rio Grande realiza uma série de reuniões, e nesse âmbito recebe e avalia demandas. Também viajamos pelo Rio Grande do Sul para ouvir a população e seus representantes. O Conselho tem esse viés de acompanhamento das propostas e da aplicação dos recursos nos projetos em andamento", explicou Salerno.

Em sua carteira, o Plano Rio Grande reúne dezenas de projetos em andamento que propõem soluções e respostas para diferentes áreas-chave da realidade gaúcha, tais como habitação, infraestrutura, logística, assistência social e desenvolvimento econômico. Informações sobre o estado atual de cada um dos projetos podem ser encontradas no site do Plano Rio Grande.

Texto: Ascom Serg
Edição: Secom

Mais notícias

Secretaria da Reconstrução Gaúcha