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1º Seminário de Rodovias Inteligentes apresenta exemplos de inovação e tecnologia nas estradas concedidas gaúchas

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Durante o evento, autoridades assinaram termo aditivo HS-WIM para operar na RSC-287
Durante o evento, autoridades assinaram termo aditivo HS-WIM para operar na RSC-287

Pesagem e pedágios eletrônicos nas estradas, novas formas de fluidez no trânsito, avanços regulatórios e a relação do poder público com as concessionárias foram alguns dos temas discutidos nesta quinta-feira (28) no 1º Seminário de Rodovias Inteligentes – Inovação e Tecnologia na Gestão da Infraestrutura Viária do RS, evento organizado pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg). As atividades, que incluíram conferências e mesas-redondas, aconteceram ao longo de todo o dia no auditório da Famurs, em Porto Alegre.

O seminário foi aberto com a participação do secretário adjunto da Serg, Gabriel Fajardo. “Os temas de inovação em rodovias estão na ordem do dia no Rio Grande do Sul. Temos aqui um programa sólido e perene de concessões que nos permite seguir avançando neste âmbito”, afirmou.

As modificações recentes em rodovias da serra gaúcha e a expectativa de avanços em outras vias, como a RSC-287, que teve a sua duplicação iniciada neste ano, foram abordados na conferência inaugural do seminário, a cargo de Diego Campos, subsecretário de Projetos para Reconstrução da Serg. “Estamos tomando decisões arrojadas no Rio Grande do Sul, seja nas rodovias da Serra Gaúcha, com o sistema free flow, em um conjunto de estradas em que não há praças de pedágio, seja na RSC-287, rodovia para a que estaremos assinando novas medidas de inovação neste evento”, disse Campos.

O evento teve o apoio das concessionárias Caminhos da Serra Gaúcha e Rota de Santa Maria, do Daer e da Famurs. Durante a manhã, representantes de concessionárias e do governo do estado debateram em mesa-redonda as condições e possibilidades de implementação de pesagem e pedágio eletrônicos em rodovias. À tarde, em novo painel, os participantes abordaram como a inteligência artificial e a construção de um ambiente virtual podem ser utilizados nas estradas, tendo em conta a especificidade das rodovias gaúchas.

Novo sistema de pesagem na RSC-287 é anunciado

Durante o seminário, foi assinado pelo secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, um termo aditivo para implementar o sistema HS-WIM, de forma experimental, na rodovia RSC-287, junto à Rota de Santa Maria. “O Rio Grande do Sul se mostra aberto a inovações e o ambiente das concessões nos permite experimentar elementos novos. A cobrança automática, por exemplo, já é um exemplo de sucesso”, afirmou Capeluppi.

O sistema de pesagem com veículo em movimento, do inglês High Speed Weigh-in-Motion (HS-WIM), possui tecnologias de fiscalização, monitoramento e controle, que permite o fluxo contínuo ao longo da rodovia.

Estiveram presentes no momento da assinatura o secretário de Logística e Transporte, Juvir Costella, a presidente da Agergs, Luciana Luso e o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.

Mais conectividade no Bloco 3

Ainda no Seminário, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) apresentou o seu plano de ampliação da conectividade ao longo das rodovias do chamado bloco 3, que reúne estradas da Serra e do Vale do Caí. A parceria com a empresa TIM expandiu a cobertura de sinal 4G.

Ao todo foram instaladas 10 novas torres de comunicação nos municípios de Ipê, Antônio Prado, Flores da Cunha, Campestre da Serra, Capela de Santana e Montenegro. Além disso, foram aproveitadas 58 torres existentes, beneficiando lindeiros e clientes das rodovias administradas pela companhia.

O projeto também contempla investimentos em rádios comunicadores e telefones celulares que serão utilizados pela equipe de engenharia e pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da CSG. Além disso, as unidades serão entregues à Brigada Militar, para ampliar a capacidade de comunicação e segurança pública.

Texto: Ascom Serg
Fotos: Divulgação Serg

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