Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Reconstrução Gaúcha

Início do conteúdo

Governo gaúcho conhece modelo de parceria público privada na área da Educação em Belo Horizonte

Publicação:

Comitiva conheceu instalações da escola de educação infantil.
Comitiva conheceu instalações da escola de educação infantil. - Foto: Nathália Ferreira/PBH

O modelo de Parceria Público Privada (PPP) adotado pela Prefeitura de Belo Horizonte para a construção de escolas municipais foi tema de visita técnica da equipe da Secretaria de Parcerias e Concessões e da Secretaria da Educação do Estado. Na sexta-feira (2), integrantes do governo gaúcho estiveram na EMEI Alto Vera Cruz, que possui 1.100 m2 de área construída e foi entregue à comunidade em 2014. Atualmente são atendidas na EMEI 288 crianças entre 1 e 5 anos.

O objetivo da visita foi conhecer o exemplo de sucesso para trabalhar em desenhos semelhantes para o Estado. “Já tínhamos estudado o modelo, por saber que se tratava de um caso de sucesso, mas poder conhecer de fato e compreender como funciona o fluxo de informações, uma infraestrutura que mantém um alto padrão de qualidade já com dez anos de parceria é algo que demonstra a importância de um contrato bem desenhado e bem fiscalizado pelo poder público”, observou o secretário pedro Capeluppi. 

Durante a visita, a secretária adjunta de Educação do Rio Grande do Sul, Stefanie Eskereski, afirmou que o funcionamento do modelo traz ganhos para todos os envolvidos - comunidade escolar e comunidade - e garante, principalmente, a qualidade na educação oferecida. 

“A gente veio conhecer como é essa integração, esse modelo de PPP com a prática pedagógica aqui na escola. Eu fiquei encantada! A gente tem uma escola linda, bem cuidada e cheia de vida. Tem uma boa sinergia entre a diretora da escola e a equipe que administra a unidade em termos de infraestrutura. A gente percebe como as coisas funcionam bem, como a comunidade abraçou essa escola e como ela está participando do dia a dia da escola, que é o que mais importa: que é ter a comunidade dentro e garantir a educação dos meninos. Um ótimo exemplo”, afirmou. 

O modelo de PPP adotado em Belo Horizonte é um contrato de concessão administrativa para a construção e prestação de serviços de apoio, não pedagógicos, em 51 escolas da rede pública municipal – 46 escolas de educação infantil (EMEI) e 5 escolas de ensino fundamental (Emefs). 

Texto: Prefeitura de Belo Horizonte
Edição: Ascom Parcerias




Mais notícias

Secretaria da Reconstrução Gaúcha